Orquídea Bambú
A Orquídea Bambú possui as seguintes características:
• Características botânicas:
- Herbácea perene epífita, com 30-60 cm de altura.
- Rizoma longo e tuberoso, usado na propagação vegetativa.
- Pseudobulbos fusiformes ou claviformes, com 2-5 folhas lanceoladas.
- Flores vistosas, solitárias ou em inflorescência composta por 2-5 flores, com 3 sépalas e 3 pétalas brancas, amareladas ou rosadas, de 5-12 cm de comprimento, além de numerosos estames e ovário súpero, trilocular.
- Fruto em cápsula loculicida, com numerosas sementes aladas e pretas.
• Ecologia e Distribuição: Nativa do Sudeste Asiático, desde a Índia ao sudeste da China. Encontrada em florestas tropicais úmidas montanas, em troncos e ramos de bambus, de 600 a 2000 m de altitude. Floresce durante a estação chuvosa, de maio a outubro.
• Uso:
- Ornamental: Apresenta flores vistosas, perfumadas e de cores vibrantes, cultivada como planta ornamental para decoração de ambientes internos e jardins verticais.
- Medicinal: Na medicina tibetana tradicional, seu rizoma e folhas são utilizados como tônico, rejuvenescedor e afrodisíaco.
• Cultivo: Requer clima tropical montano úmido, com temperatura média de 20-25°C, precipitação anual de 1500-3000 mm e alta umidade relativa.
Necessita tronco ou ramo de bambus para epifitar. Sol pleno ou meia-sombra e alto índice de umidade no ar.
Propaga-se por divisão de touceira e cultura de tecidos (micropropagação). Poda apical para engrossamento do pseudobulbo.
Requer regas frequentes e pulverizações, fertilidade moderada e boa transpiração foliar.
Trata-se de planta ornamental e medicinal de difícil cultivo em solo, mas de fácil manutenção em suporte de bambus. Economicamente interessante devido à produção de pseudobulbos, raízes, folhas e flores.
Avaliações
Não há avaliações ainda.